segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Por que não Ler?

Por que não ler para os nossos filhos especiais?
A leitura é algo indispensável na vida de qualquer criança, através das estórias nossos filhos, sobrinhos, alunos, netos, podem viajar em um mundo diferente do que estão.
Uma criança especial muitas vezes está em sofrimento, tendo dores, irritabilidade, frustrações, e através da leitura podemos proporcionar a eles momentos mais agradáveis.
Baseado neste pensamento o Ministerio da Saúde criou algo muito interessante nos hospitais, o Projeto Biblioteca Viva, trata-se de uma nova terapia para crianças que estão internadas, e que precisam fazer de um hospital a sua casa. Mais conhecido como Biblioterapia, o projeto pretende ensinar as mães, os pais e profissionais da área da saúde a serem contadores de estória.
Através do conto o laço familiar se estreita, proporcionando a criança bem-estar e trazendo segurança a ela. Fazendo com que seu filho ou paciente fique mais feliz em um ambiente hospitalar que na maioria das vezes é tão hostil e traz medo.
Mais Benefícios: melhor aceitabilidade de procedimentos dolorosos; alívio da dor e/ou esquecimento momentâneo da doença; sentimentos de alegria, relaxamento e confiança; melhora da auto-estima e da doença; viagem ao mundo da fantasia; construção da aptidão à leitura e desenvolvimento do hábito de leitura.

Vamos ser contadores de estórias?!
Faça a sua parte em casa leia para teu filho, leia para ele no hospital, a onde ele estiver, mesmo que você pense que ele não entendeu nada do que foi lido, mas ele está ali, é a sua voz que ele escuta, é mais um momento rico vivido entre vocês, mais uma entrega.
Hoje, podemos contar com livros muito bons, divertidos, que emitem sons, ensinam o nome das coisas. Ou então você pode soltar sua imaginação, contar a seu filho aquela historia que sua mãe te contava quando criança que só você lembra. Faça isso, aproveite melhor o tempo com seu filho!!!

Ana Helena com um de seus livrinho de som, quando era mais Novinha. rsss

Dicas:
  •   A Fundação Itaú Social, esta distribuindo Livrinhos Infantis muito legais, é só você entrar no site: www.lerfazcrescer.com.br, em peça seu kit, e eles manda na sua casa 4 volumes para você ler e reler com as crianças e fazer a sua parte nesta história.

  •   Para deficientes Visuais e Auditivos: Livros táteis. - Coleção Toque e sinta. Editora Zatras.  Super interessante a Ana Helena ganhou um.


Bom, por hoje este é nosso recadinho. Um Beijo enorme a todos!! Principalmente para as Super Maes dos Blogs que acompanho.