segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Por que não Ler?

Por que não ler para os nossos filhos especiais?
A leitura é algo indispensável na vida de qualquer criança, através das estórias nossos filhos, sobrinhos, alunos, netos, podem viajar em um mundo diferente do que estão.
Uma criança especial muitas vezes está em sofrimento, tendo dores, irritabilidade, frustrações, e através da leitura podemos proporcionar a eles momentos mais agradáveis.
Baseado neste pensamento o Ministerio da Saúde criou algo muito interessante nos hospitais, o Projeto Biblioteca Viva, trata-se de uma nova terapia para crianças que estão internadas, e que precisam fazer de um hospital a sua casa. Mais conhecido como Biblioterapia, o projeto pretende ensinar as mães, os pais e profissionais da área da saúde a serem contadores de estória.
Através do conto o laço familiar se estreita, proporcionando a criança bem-estar e trazendo segurança a ela. Fazendo com que seu filho ou paciente fique mais feliz em um ambiente hospitalar que na maioria das vezes é tão hostil e traz medo.
Mais Benefícios: melhor aceitabilidade de procedimentos dolorosos; alívio da dor e/ou esquecimento momentâneo da doença; sentimentos de alegria, relaxamento e confiança; melhora da auto-estima e da doença; viagem ao mundo da fantasia; construção da aptidão à leitura e desenvolvimento do hábito de leitura.

Vamos ser contadores de estórias?!
Faça a sua parte em casa leia para teu filho, leia para ele no hospital, a onde ele estiver, mesmo que você pense que ele não entendeu nada do que foi lido, mas ele está ali, é a sua voz que ele escuta, é mais um momento rico vivido entre vocês, mais uma entrega.
Hoje, podemos contar com livros muito bons, divertidos, que emitem sons, ensinam o nome das coisas. Ou então você pode soltar sua imaginação, contar a seu filho aquela historia que sua mãe te contava quando criança que só você lembra. Faça isso, aproveite melhor o tempo com seu filho!!!

Ana Helena com um de seus livrinho de som, quando era mais Novinha. rsss

Dicas:
  •   A Fundação Itaú Social, esta distribuindo Livrinhos Infantis muito legais, é só você entrar no site: www.lerfazcrescer.com.br, em peça seu kit, e eles manda na sua casa 4 volumes para você ler e reler com as crianças e fazer a sua parte nesta história.

  •   Para deficientes Visuais e Auditivos: Livros táteis. - Coleção Toque e sinta. Editora Zatras.  Super interessante a Ana Helena ganhou um.


Bom, por hoje este é nosso recadinho. Um Beijo enorme a todos!! Principalmente para as Super Maes dos Blogs que acompanho. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Que coisinha mais fofa é a Ana Helena, um presente de Deus né, força sempre é isso que precisamos para jamais desistir ou fraquejar diante das lutas diárias, que Deus esteja sempre ao lado de vocês, ótima dica, eu amo conversar, ler, cantar com Biel, e ele reage como se estivesse entendendo tudo... Beijus na bonequinha e saúde sempre.

Taíse/Gabriel (só consegui comentar como anônimo)

Andrea casé Fernandes Tenório disse...

Bom dia Bru.
Sempre que posso dou uma passadinha aqui para acompanhar um pouco da sua vida com sua princesa.
Quero te dizer que te admiro demais.Você é uma jovem mãe que com seu exemplo de força e fé,com certeza vem semeando amor e esperança as mães que tem seus filhos especiais e a todas as pessoas que por aqui passam e levam um pouco de teu amor para a vida.
Filho é filho.Nós que somos mães sabemos que para nós pouco importa se ele branco,preto,alto,baixo,gordo,magro,se tem limitações...
Sei que o amor supera tudo.A fé em deus supera tudo e é assim que temos que encarar os problemas da vida sempre de cabeça erguida.
Parabéns para você Bru.Você é uma filha,uma mãe,uma amiga,uma companheira maravilhosa.
Que sua luz continue brilhando para iluminar os caminhos de tanta gente que precisa seguir teu exemplo.
Que Deus te abençoe e te guie na tua caminhada.Sei que Ele é o seu combustível e é Dele que você busca toda força e essa fé para passar aos outros.
Um grande abraço meu que mesmo longe torço e admiro toda sua família.
Um beijo na sua princesinha.Ela á coisinha mais linda!!!

Marilene disse...

Boa Tarde Bruna!

Que linda que esta sua pequena princesa , esta maravilhosa, e vc mãe especial tambem tão linda e dando dicas para todos nós , esta plantando uma sementinha em muitos coraçõezinhos e tenho certeza que no momento certo tudo vai florir e frutificar , mas vc tem toda razão qto a esse trabalho de ler para nossas crianças , brincar com elas , aqui em Itu (SP), no hospital S.Camilo temos voluntários que vão para ajudar e dar uma palavra amiga a aqueles que lá estão internados , eu sou voluntaria na pediatria , passo nos quartos converso com as mães, e brinco com as crianças , abro a brinquedoteca e convido as mamães ou os responsaveis que estão com as crianças a levarem elas até lá e participar das brincadeiras com jogos , leituras ou qualquer outra brincadeira que elas escolherem , e meu marido e minha filha e mais algumas pessoas são doadores de alegria , se vestem de palhaços e passam em todas as alas do hospital , levando um pouco de alegria e descontração, e com certeza distraem os doentes e tentam pelo menos por alguns instantes diminuirem sua dõr, se cada um fizesse um pouquinho , se doasse, tudo ficaria mais ameno , e todos nós seriamos mais felizes, gosto muito de uma frase que diz: Felicidade é a arte de fazer o outro feliz, ou seja Felicidade é proporcinar felicidade, Minha amiga tenho que parabeniza-lá por passar todas essas informações, vc esta fazendo a sua parte e com certeza vai tocar o coração de muitas pessoas,Obrigada por tudo.Bjos.

Marilene

Caroline disse...

Bruuuuuu nega da tia
Que legal essa da leitura, eu leio tanto e tanto sobre bebes e isso eu nunca tinha lido, realmente é muito interessante isso quando for ai quero ler uma historinha pra pequena da tia. e o que é aquela bebesona de chukinha? ahuahu lindonaa
Bjus Na vó na mãe e na nene.